terça-feira, 7 de julho de 2015

SIMETRIA

  Observe a borboleta:




   A linha vermelha divide a borboleta em duas partes idênticas. Se pudéssemos dobrá-la ao longo dessa linha, o lado esquerdo coincidiria exatamente com o lado direito.
   Por essa razão, dizemos que a figura de borboleta é Simetria e a linha vermelha é uma Linha de Simetria.
  As formas simétricas são muitos populares.
Quando criança, provavelmente você criou figuras simétricas na escola, dobrando ou cortando papel ou, ainda, usando borrões de tinta.


 

Observe os exemplos:


A bandeira da Jamaica tem duas linhas de simetria. O triângulo, por sua vez, tem três. A terceira figura não apresenta nenhuma.


Como a terceira figura não tem linhas de simetria, não importa por onde passemos uma linha, pois ela nunca dividirá a figura em duas partes que coincidem.
Uma linha que divide a figura em duas partes iguais nem sempre é uma linha de simetria.
Observe a seguinte situação:




A linha vermelha divide a figura em duas partes idênticas. Mas, ao dobrarmos a figura ao longo dessa linha, notarmos que as duas partes não coincidem.
Isso mostra que a linha vermelha não é a linha de simetria dessa figura. Essa imagem tem propriedades visuais muito interessantes, mas essa é outra história!


Tente testar a simetria de uma figura usando um espelho. Nesse caso, o espelho faz o papel da linha de simetria e o reflexo da figura representa a porção a ser testada ou completada.



Essa foi a postagem de hoje, espero ter ajudado vocês, até a próxima e tchau, tchau !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário