terça-feira, 7 de julho de 2015

MAQUINAS E FUNÇÕES de

O professor Roberval inventou uma máquina que vai ser muito útil para os estudantes de Matemática. Ela pode ser programada de diferentes maneiras para efetuar operações.




A regra da máquina apresentada é ''X2'' (2 vezes). Assim, ao inserir 7, ela dará 14 como resultado;colocando 10, seu resultado será 20, e assim por diante. Podemos os valores de entrada e saída em uma tabela, ou com flecha, como a seguir:




 Para cada valor colocado na máquina, haverá somente um valor de saída. Por isso, a máquina com uma regra de programação é chamada de função .




Além da adição, as funções podem envolver diversos tipos de operações. A seguir apresentamos algumas.



Assim, por exemplo, suponha que a regra de uma função é -8. Se você colocar o número 13 na máquina, vai obter como saída o  número 5.


 Agora observe que situação curiosa ocorre com as duas máquinas seguintes. O que uma faz, a outra desfaz!



Já que estão programadas de modo que uma desfaz o que a outra faz, dizemos que:




As funções inversas nos ajudam a encontrar um número desconhecido. Observe a situação a seguir:


Patrícia pensou em um número, multiplicou-o por 6 e obteve 72. Em que número ela pensou?


Usando o que aprendemos sobre funções, podemos escrever o problema da seguinte forma:




Usando a função inversa, temos:





Essa foi a postagem de hoje, espero ter ajudado vocês, até a próxima e tchau, tchau !!!!

4 comentários: