O professor Roberval inventou uma máquina que vai ser muito útil para os estudantes de Matemática. Ela pode ser programada de diferentes maneiras para efetuar operações.
A regra da máquina apresentada é ''X2'' (2 vezes). Assim, ao inserir 7, ela dará 14 como resultado;colocando 10, seu resultado será 20, e assim por diante. Podemos os valores de entrada e saída em uma tabela, ou com flecha, como a seguir:
Para cada valor colocado na máquina, haverá somente um valor de saída. Por isso, a máquina com uma regra de programação é chamada de
função .
Além da adição, as funções podem envolver diversos tipos de operações. A seguir apresentamos algumas.
Assim, por exemplo, suponha que a regra de uma função é -8. Se você colocar o número 13 na máquina, vai obter como saída o número 5.
Agora observe que situação curiosa ocorre com as duas máquinas seguintes. O que uma faz, a outra desfaz!
Já que estão programadas de modo que uma desfaz o que a outra faz, dizemos que:
As funções inversas nos ajudam a encontrar um número desconhecido. Observe a situação a seguir:
Patrícia pensou em um número, multiplicou-o por 6 e obteve 72. Em que número ela pensou?
Usando o que aprendemos sobre funções, podemos escrever o problema da seguinte forma:
Usando a função inversa, temos:
Essa foi a postagem de hoje, espero ter ajudado vocês, até a próxima e tchau, tchau !!!!
Esse livro q vc usa é da escola adventista ?
ResponderExcluirO meu é
Vedade eu também estudo lá na escola adventista de arthur Nogueira
ExcluirSim
Excluirmas e se o número estiver na saída não na entrada o que faço??
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